domingo, 8 de abril de 2012

Ética e sociedade


Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Diferencia-se da MORAL, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ÉTICA, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

Toda conduta social é instituída por valores morais diferentes, mas a conduta correta é imposta a todos sem distinção. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Desta forma, somos “programados” para agir conforme regras impostas, recompensados quando seguimos as regras e punidos quando as transgredimos. 
Ética e moral devem andar lado a lado com a liberdade, mas esta liberdade tem alguma limitações que a própria Lei Natural impõe ao ser humano. Esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios. Entretanto, na vida prática não existe o respeito ao homem em si, o que existe na consciência humana é o respeito a si mesmo, a busca constante para si próprio. 
Ultimamente a ética e a moral estão sendo relegadas por certas classes sociais e políticas, muitos valores estão sendo quebrados em prol do individualismo. O bem comum deu lugar ao “cada um por si” e com isso ética e moral vêm perdendo o sentido. 
Ao longo dos tempos o real significado da palavra liberdade deixou de existir, muitas atitudes modernas têm trazido uma revolução aos princípios éticos e morais de nossa sociedade. O exemplo de liberdade transmitido de geração a geração está sendo ameaçado pelo falso modernismo.



2 comentários: